Error : Please select some lists in your AcyMailing module configuration for the field "Subscrever automaticamente em" and make sure the selected lists are enabled
Este projecto dá especial relevo à necessidade de implementação de boas práticas de higiene e segurança alimentar pelos dos empresários e outros operadores do sector, como imposição primordial para a promoção de uma imagem de modernidade, de actualidade, de empreendorismo e de plena consicência ambiental e cívica.
Para tal, serão efectuadas acções de sensibilização nas principais lotas do país, destinadas a esclarecer os operadores sobre estas matérias.
Brevemente estarão disponíveis na Agenda mais novidades sobre o projecto.
Consulte aqui a newsletter com as principais noticias do Projecto “Empresário Esclarecido – Sector Protegido”.
O projecto foi desenvolvido pela Fileira do Pescado que engloba as seguintes entidades: ACOPE - Associação de Comerciantes de Pescado, ADAPI - Associação dos Armadores das Pescas Industriais, AIB - Associação dos Industriais de Bacalhau, ALIF – Associação da Indústria Alimentar, ANICP - Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe e Docapesca-Portos e Lotas, S.A..
Foram consagradas as vertentes da saúde e da sustentabilidade realizando-se campanhas publicitárias em diferentes rádios nacionais e locais, assim como em todos os tipos de pontos de venda existentes no país, bem como um website destinado ao público em geral.
Pela primeira vez, foi organizado o Seminário “Benefícios do Ómega-3”, uma iniciativa que contou com o apoio do Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas, Secretaria de Estado das Pescas e Agricultura e Direcção Geral das Pescas e Aquicultura, e a parceria da Fundação Portuguesa de Cardiologia.
No início de Novembro de 2011 foi entregue a Candidatura ao Projecto “Pescado Controlado II”. Os objectivos deste segundo projecto vão encontro da pretensão inicial da Fileira, valorizando ainda uma outra vertente: a promoção dos produtos da pesca no turismo.
Este projecto teve como objectivo combater as elevadas taxas de mortalidade que ocorrem durante o transporte, armazenamento e manuseamento de crustáceos vivos (sapateira e lagosta).
Para tal, foram desenvolvidos códigos de boas práticas e testadas novas tecnologias de triagem, transporte e armazenamento com o intuito de minimizar o stress e mortalidades envolvidas, bem como manter a sua qualidade nutricional e microbiológica, de forma a optimizar os rendimentos económicos dos profissionais envolvidos no sector.
A equipa do projecto foi composta por 4 associações, 6 pequenas e médias empresas e 6 instituições de investigação de 7 países Europeus, sendo representantes portugueses a ACOPE e o IPIMAR.
A principal finalidade deste projecto foi a promoção do consumo de pescado junto das crianças do 1º ciclo do Ensino Básico (3ºs e 4ºs anos), os quais tiveram oportunidade de ficar a conhecer qual o valor nutricional do peixe, os seus benefícios, a sua composição básica, entre outros aspectos de interesse.
Foi produzido diverso material promocional destinado às crianças, nomeadamente um passaporte com diversas actividades simbolizando que o consumo de peixe é uma viagem para uma vida saudável. O projecto contemplou ainda um website onde, se podem encontrar todas as temáticas abordadas.
Largo de São Sebastião da Pedreira, 31, 4º
1050-205 Lisboa
Tel.: (+351) 21 352 88 03
Fax: (+351) 21 315 46 65
E-mail: geral@acope.pt