Conheça algumas técnicas simples e saudáveis para confeccionar pratos de produtos da pesca de fazer crescer água na boca.
Determinados tipos de confecção permitem obter pratos saudáveis por se usarem poucas gorduras. Para além disso, conseguem ainda conservar os nutrientes. No entanto, nalgumas receitas é necessário ajustar a proporção dos ingredientes de forma a obter um equilíbrio alimentar.
É ainda essencial recorrer ingredientes da época, uma vez que são de melhor qualidade.
Os produtos da pesca sempre uma excelente opção para a ementa do almoço e/ou do jantar. Contudo, cada método de confecção é mais adequado do que outro para alguns peixes.
Este método de confecção é muito rápido e ajuda a preservar o sabor e os nutrientes dos produtos. Consiste na utilização de pouca gordura numa frigideira bem quente. A frigideira deverá permitir a distribuição uniforme de calor pela sua superfície de forma a evitar pedaços com colorações e texturas diferentes.
É fundamental os produtos da pesca serem cortados em pedaços pequenos e iguais, de forma a poderem sofrer uma cozedura rápida e idêntica.
Para saltear sem gordura, o azeite ou o óleo podem ser substituídos por qualquer tipo de caldo, vinho, sumo de legumes ou de fruta, molho de soja ou outro líquido que combine bem com os ingredientes que estão a ser cozinhados.
Está aconselhado a utilização de pescados de carne firme.
Quando cozinhar os alimentos no grelhador do forno, coloque-os sobre uma grelha para não ficarem imersos na gordura e esta possa ir pingando para o tabuleiro. Como alternativa, use um grelhador canelado que possibilita a escorrência da gordura. Se marinar os alimentos antes de os grelhar, torna-os mais saborosos, tenros e suculentos. Grelhados no carvão, os produtos da pesca ganham um delicioso e característico sabor.
Os peixes gordos e grandes são os mais convenientes, tais como o salmão, a sardinha ou a cavala.
Estes métodos consistem na cozedura dos produtos da pesca lentamente numa pequena quantidade de líquido (caldo, vinho ou água), num tacho ou numa caçarola tapados, permitindo assim a obtenção de refeições suculentas.
Para além disso, ajudam a maximizar os benefícios para a saúde dos produtos cozinhados, uma vez que os nutrientes que se escapam para o líquido da confecção são integralmente aproveitados no molho.
Os produtos mais indicados são peixes mais magros e de sabor não muito forte, para que o sabor de todos os peixes possa ser saboreado.
Este método emprega calor seco para cozinhar os produtos da pesca. O objectivo é produzir um pescado crocante, dourado e de sabor intenso por fora e com um interior húmido e tenro.
Este método é adequado para qualquer tipo de pescado (exemplo: robalo, sargo, o pargo, o peixe vermelho).
Se cozer os produtos da pesca no vapor quente produzido pela água a ferver, estes conservam os nutrientes, a cor e a textura. Para os aromatizar poderá adicionar ervas, especiarias ou raspa de citrinos ao líquido da cozedura. Se cozinhar em vários «andares», coloque mais próximo da água os alimentos que necessitam de maior tempo de confecção.
É recomendado utilizar produtos da pesca com carne macia, tais como robalo, pescada, linguado, garoupa, carpa e dourada.
Largo de São Sebastião da Pedreira, 31, 4º
1050-205 Lisboa
Tel.: (+351) 21 352 88 03
Fax: (+351) 21 315 46 65
E-mail: geral@acope.pt