A Riberalves registou em 2013 o seu melhor semestre em 28 anos de atividade, alcançando um volume de negócios na ordem dos 61 milhões de euros, mais 9% do que no mesmo período de 2012.
Nos primeiros seis meses do ano, a empresa comercializou cerca de 14.500 toneladas de bacalhau. Refira-se que, historicamente, o segundo semestre representa cerca de 60% das vendas totais, uma vez que neste período se registam os picos de consumo típicos no mercado português, nomeadamente em agosto (visitas dos imigrantes e dos turistas) e em novembro e dezembro (época do Natal).No ano de 2012, a Riberalves vendeu aproximadamente 29.500 toneladas de bacalhau, num volume de negócios de 136,8 milhões de euros. Relativamente a 2011, o crescimento já tinha sido de 7,4 %.Em termos nacionais, as vendas de Bacalhau Seco e Bacalhau Demolhado Ultracongelado da Riberalves cresceram 12,2% no primeiro semestre, mas os resultados da empresa também são fortemente impulsionados pelas exportações, onde se regista um crescimento de 4,3% na venda destes produtos. O desempenho internacional é, de resto, um pilar que prova a evolução consistente da Riberalves, mesmo quando em cenário de contraciclo. Entre 2006 e 2013 as exportações subiram 511 %. De referir que, de acordo com os dados da Kantar World Panel, nos primeiros seis meses do ano as vendas de Bacalhau Seco e Bacalhau Demolhado Ultracongelado em Portugal cresceram 5,1%. “Os números que apresentamos resultam do crescimento do mercado interno, mas também do comportamento das exportações que, em 2012, já representavam 42% das nossas vendas totais em quantidades. Vamos continuar a crescer de forma sustentada, nomeadamente através do Bacalhau Demolhado Ultracongelado, produto no qual nos tornámos pioneiros, somos líderes mundiais, e que tende a ser cada vez mais procurado, pela sua elevada qualidade e sabor mas também pela sua enorme comodidade”, explica o fundador e presidente da Riberalves, João Alves.Segundo a Kantar World Panel, a Riberalves é o líder nacional no Bacalhau Demolhado Ultracongelado (excluindo marcas próprias). Este é o segmento de mercado com maior potencial de crescimento, onde a empresa, ao longo dos últimos 10 anos, desenvolveu na sua fábrica da Moita tecnologia e métodos de produção próprios, naquela que é a maior fábrica mundial de transformação de bacalhau, com uma área coberta de 44.000 metros quadrados e que emprega cerca de 260 colaboradores. Nos últimos quatro anos a Riberalves investiu 20 milhões de euros na modernização e aumento da capacidade produtiva das suas instalações fabris.
Fonte: ACOPE com Grande Consumo
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