O governo português lançou recentemente uma nova linha de crédito para as PME - Pequenas e Médias Empresas exportadoras,
no valor de 500 milhões de euros. Trata-se da nova linha “PME Exportações”, cujo principal objetivo passa por colmatar as tradicionais dificuldades de acesso ao crédito por parte das empresas, particularmente as PME, suportando as necessidades de financiamento, durante o período de execução e recebimento da encomenda, resultantes da atividade exportadora nacional.
Este instrumento conta com um período de vigência de um ano, que poderá ser alargado, e prazos de financiamento às empresas que podem chegar aos 4 anos, sendo constituído por duas sublinhas específicas destinadas a financiar encomendas firmes de bens e serviços colocadas por clientes estrangeiros (com uma dotação de 400 milhões de euros), e o financiamento à exportação de bens com longos ciclos de fabrico e faturação (dotação de 100 milhões de euros).
O valor máximo a atribuir a cada empresa, em acumulado das duas sublinhas, é de 2 milhões de euros. A taxa de juro associada a esta nova linha está indexada à Euribor a três meses, com um spread que pode variar entre 3,51% e 4,65%.
A implementação deste instrumento é efetuada através da Banca, sendo o apoio público a este instrumento materializado por Garantia Mútua, correspondente a 60% do capital em dívida. Para mais informações consulte o site do IAPMEI
Fonte: ACOPE com IAPMEI
Largo de São Sebastião da Pedreira, 31, 4º
1050-205 Lisboa
Tel.: (+351) 21 352 88 03
Fax: (+351) 21 315 46 65
E-mail: geral@acope.pt