Espanha tem intensificado a sua política de controle das importações, reforçando a sua posição após a entrada massiva de peixe -espada no país, levando à subida de preços. O país vizinho admite ainda que o controle e o rigor não é igual em todos os países da UE.
O secretário-geral da pesca, Carlos Domínguez, divulgou os dados da inspecção pesqueira realizada por Espanha durante 2012, confirmando que foram realizadas mais de 50% diligências comparativamente a todos os países da UE, no decorrer de inspecções realizadas às importações da pesca.
A situação é "grave e preocupante", afirmou o secretário-geral da pesca, adiantando ainda que "Espanha é o país da UE que realiza o maior número de intervenções". O serviço de controle e inspecção de pesca espanhola atende uma média anual de 45.000 solicitações para estudo, aprovação ou revogação.
Este procedimento é levado a cabo de acordo com a aplicação do Regulamento comunitário para combater a pesca ilegal não declarada e não regulamentada com o objectivo de "impedir que aqueles que praticam a pesca ilegal introduzam produtos no mercado".
Fonte: ACOPE com Industrias Pesqueras
Largo de São Sebastião da Pedreira, 31, 4º
1050-205 Lisboa
Tel.: (+351) 21 352 88 03
Fax: (+351) 21 315 46 65
E-mail: geral@acope.pt