Uma campanha oceanográfica de proporções pouco habituais no país está a decorrer até 11 de julho no mar do Algarve, com a participação de 80 pessoas, das quais metade são investigadores.
A bordo do navio «Creoula», o objetivo é fazer um dos maiores levantamentos de sempre para estudar a cartografia e caracterizar as espécies e habitats marinhos da costa sul do Algarve, de modo a completar a informação relativa à biodiversidade marinha da zona.
Segundo noticiou a Antena1, esta campanha que se estende de Vila Real de Santo António a Sagres, dedica especial atenção aos recifes de coral existentes ao largo da costa algarvia e que servem de abrigo e zona de alimentação para inúmeras espécies marinhas.
Um dos alvos dos investigadores é o coral vermelho, uma espécie que atinge valores elevados no mercado da joalharia e que ainda recentemente, em abril do ano passado, foi alvo, na costa algarvia, de uma tentativa de apanha ilegal.
A expedição oceanográfica a bordo do «Creoula» é promovida pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC).
O «Creoula» é apenas um dos três navios ao serviço do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território que estão, desde quinta-feira, no mar em missões de estudo e recolha de amostras com vista à proteção ambiental, sustentabilidade dos recursos pesqueiros e alargamento da plataforma continental.
Assim, além da missão do «Creoula», o «Noruega», navio de investigação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estará também na costa sul algarvia a investigar espécies de crustáceos, enquanto o NRP «Gago Coutinho» está ao largo dos Açores em trabalhos de estudo da plataforma alargada de Portugal.
Fonte: ACOPE com Sul informação
Largo de São Sebastião da Pedreira, 31, 4º
1050-205 Lisboa
Tel.: (+351) 21 352 88 03
Fax: (+351) 21 315 46 65
E-mail: geral@acope.pt