Há vários anos que o sector dos produtos do mar se debate sobre um problema comum: como incrementar o consumo de pescado.
Os jovens continuam a ser os menos representativos no índice de consumo, apesar das marcas não quererem perder o segmento de mercado de pessoas com uma faixa etária mais elevada.
Os meios digitais abrem novas possibilidades tanto para a comunicação como para o incremento do consumo. O objectivo: viralizar o consumo e converter o pescado em TT (Tender Topic).
Os dados divulgados por Nuria Tobia de Kantar Worldpanel revelam que o canal mais eficiente para captar novos consumidores no mercado espanhol é a internet. Actualmente, a quota de mercado para pescado e marisco é baixa, cerca de 1,5% face aos 9% correspondente à alimentação embalada. No entanto, o seu crescimento é muito elevado. O segmento de população entre os 20 e 40 anos em 2015 estará constituido por 10.193.535 consumidores que, optam por protudos embalados e têm preferência pelo salmão ou o atum.
Adaptar estas ideias à realidade da indústria do pescado e melhorar o valor acrescentado requer que uma aposta nas tecnologias e um trabalho na apresentação dos produtos da pesca.