Foi em Portugal, concretamente em Lisboa, que decorreu, nos dias 17 e 18 de novembro, o primeiro encontro do Projecto e-Fishnet.
Com co-financiamento da UE e integrado no programa Erasmus +, o projecto tem como objectivo a análise da formação disponível para os profissionais do comércio de peixaria em diferentes países. Pretende-se, assim, o desenvolvimento de um estudo sobre o tema com o intuito de detectar possíveis lacunas, bem como os pontos fortes dos respectivos sistemas em vigor.
O programa contempla ainda a criação de uma plataforma e-learning conjunta, que resultará numa ferramenta útil na flexibilização da oferta formativa para estes profissionais.
No consórcio formado pelos seis países, incluem-se, além da ANCIPA e ACOPE, a Matís, uma consultora islandesa vocacionada para a inovação ou formação. A Turquia é representada pela Universidade de Ankara e a Bélgica pela EATIP, a Plataforma Tecnológica de Aquicultura Europeia. O grupo de trabalho engloba ainda a Inglaterra, através da Billingsgate Seafood School e Espanha, representada pela FEDEPESCA.
Durante o encontro foi nomeado o Comité Directivo do projecto e a Equipa de Gestão Técnica, que engloba as Organizações nas suas diferentes áreas de actividade.
Após dois dias de trabalho que, por unanimidades dos participantes, resultaram em conclusões positivas para a boa continuidade do projecto, o próximo encontro ficou agendado para julho de 2017, na Islândia