A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, visitou ontem, em Bruxelas, a Seafood Expo Global, em representação do Estado português. A Ministra esteve presente no Pavilhão de Portugal que este ano conta com a participação de 17 empresas portuguesas. Entre as áreas presente destaque para os congelados, refrigerados e produtos de aquicultura.
De referir que, no ano passado, as exportações atingiram a fasquia dos 1.000 milhões de euros, com Espanha, França e Itália a serem os principais mercados compradores.
A viagem da Ministra teve vários propósitos. Um deles foi o de mostrar a “importância da internacionalização das empresas portuguesas na área das pescas e o papel do Estado na criação de condições para novas parcerias de negócio e de partilha de conhecimentos”. Mas tão ou mais importante foi o “abrir portas a novos mercados e reforçar a cooperação bilateral no âmbito da Economia do Mar”. E, nesse sentido Ana Paula Vitorino teve oportunidade de se reunir com o ministro das Pescas da Noruega, Per Sandberg e com o homólogo das Pescas e dos Oceanos do Canadá, Hunter Tootoo.
Durante o encontro a Ministra aproveitou para apresentar, em primeira mão, o Ocean Meeting, o evento que o Ministério do Mar vai promover, nos dias 02 e 03 de Junho, em Lisboa.
Convém referir que a Seafood é a maior feira mundial do setor alimentar das pescas. No ano passado movimentou cerca de 30 mil profissionais de 140 países.
Fonte: ACOPE com Jornal de Economia do Mar
Largo de São Sebastião da Pedreira, 31, 4º
1050-205 Lisboa
Tel.: (+351) 21 352 88 03
Fax: (+351) 21 315 46 65
E-mail: geral@acope.pt