Onde comprar o melhor peixe do mundo? Where to buy the best fish in the world?
Empresário Esclarecido – Sector Protegido Um projecto de apoio ao seu negócio!
Sabia que a formação profissional é obrigatória? Consulte na Agenda as próximas acções...
Onde comprar o melhor peixe do mundo? Where to buy the best fish in the world?
0
HomeNotíciasPesca do tubarão no Atlântico precisa de quotas para combater risco de sobrepesca
Pesca do tubarão no Atlântico precisa de quotas para combater risco de sobrepesca
29-01-2016
Os sítios onde os tubarões se movimentaram foram ocupados por barcos em algum momento e os registos é que ocuparam cerca de 80% do espaço dos tubarões", revela um estudo científico internacional realizado pelo Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto, em colaboração com investigadores de Espanha, Inglaterra e EUA.
Em entrevista telefónica à Lusa, Nuno Queiroz, coordenador da equipa portuguesa envolvida na investigação científica, realça que o que "choca neste trabalho" são os números e defende que a medida "mais eficaz" para proteger os tubarões é a implementação de quotas.
"Continuar sem regra regras nenhumas é que não pode acontecer", declara à Lusa o investigador da Universidade do Porto, referindo que a regulamentação da pesca de tubarões permanece escassa e que esta situação, bem como a eventual falha dos esforços de conservação destas espécies, decorrem da falta de informação sobre os locais onde a sobreposição entre os tubarões e os navios de pesca é maior.
O estudo sobre o comportamento de tubarões no Atlântico Norte, realizado ao longo dos últimos dois anos, revela também que a "preferência ambiental de um tubarão é muito semelhante às preferências ambientais dos pescadores".
"Os tubarões têm preferência por zonas frontais, por zonas no oceano onde a temperatura da água varie muito depressa", explica.
Dados por estimativa com base nas barbatanas de tubarão que chegam a Hong Kong, na China, indicam que são capturados cerca de 10 milhões de tubarões no mundo por ano e que o oceano onde estes peixes são mais capturados é no Índico, seguido do Atlântico e depois o Pacífico, adianta o especialista.