Onde comprar o melhor peixe do mundo? Where to buy the best fish in the world?
Empresário Esclarecido – Sector Protegido Um projecto de apoio ao seu negócio!
Sabia que a formação profissional é obrigatória? Consulte na Agenda as próximas acções...
Onde comprar o melhor peixe do mundo? Where to buy the best fish in the world?
0
HomeNotíciasGui Menezes desenvolve protótipo para medição de pescado
Gui Menezes desenvolve protótipo para medição de pescado
18-03-2015
O investigador Gui Menezes e a empresa Reverse Engineering têm desenvolvido, ao longo da última década, um inovador sistema de medição de pescado por si idealizado com soluções móveis e fixas a ser montado em lotas ou a bordo de navios.
O Fishmetrics permite a obtenção de medidas do pescado desembarcado, através da recolha de informação indispensável para a avaliação do estado de exploração dos recursos marinhos. Este sistema baseia-se na aquisição automática e processamento biométrico computorizado de imagens digitais.
Segundo Menezes, “para se fazer a avaliação dos recursos pesqueiros é necessário muita informação sobre as espécies bem como a forma como os pescadores pescam”. O conhecimento do tamanho dos peixes capturados é “uma componente importante da informação necessária aos estudos que servem de base para a gestão dos recursos pesqueiros”.
“Conhecendo os tamanhos podemos conhecer as idades e, juntamente com toda a outra informação, obter estimativas de abundância e biomassa das populações exploradas, bem como da quantidade que podemos retirar anualmente de forma sustentável”, explica.
“A recolha destes dados é realizada nas várias lotas (ou a bordo dos navios de pesca). No caso dos comprimentos do pescado descarregado, a obtenção de amostras representativas para cada espécie é um processo moroso, dispendioso, muito artesanal (utilizam-se réguas para medir o peixe) e sujeito a inúmeros erros”, refere Menezes. Foi precisamente para tentar “encontrar uma forma que aumentasse a qualidade dos dados” que o investigador desenvolveu o Fishmetrics.
“A fotografia digital tornára-se uma tecnologia comum e a facilidade de manipulação e armazenamento das imagens encerrava um grande potencial a ser utilizado na recolha de dados de forma massiva e com grande facilidade”, conta.