A diminuição do stock de sardinha está a preocupar pescadores, industriais e autoridades, mas ninguém sabe explicar ao certo porque tal acontece, o que de certo modo ainda é eventualmente mais preocupante, uma vez que, não se conhecendo as causas, mais difícil ainda se torna prever a sua evolução próxima.
Alexandra Silva, do IPMA, explica que "a falta de abundância de sardinha está relacionada com a falta de recrutamento". Desde há 30 anos que as populações de sardinha são asseguradas por episódios de recrutamento muito forte de 4 em 4 anos que mantêm um nível de abundância de sardinha elevado. No entanto, desde 2005 que não existe um pico de recrutamento para assegurar a abundância da espécie, resultando em poucos sobreviventes e menor número de espécimes.
Esta diminuição do stock de sardinha que se está a fazer sentir este ano, afirma ainda Alexandra Silva, é consequência de factores e práticas de anos passados. A abundância de sardinha tem vindo a baixar desde 2007 e tem sido gradual desde então, havendo zonas onde tipicamente abundava a sardinha e onde mais se sente a falta.
Fonte: Jornal da Economia do Mar
Largo de São Sebastião da Pedreira, 31, 4º
1050-205 Lisboa
Tel.: (+351) 21 352 88 03
Fax: (+351) 21 315 46 65
E-mail: geral@acope.pt