Entre as 10h00 e as 12h00 do dia 20 de Setembro, o Chefe José Domingos da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, estará no Mercado Municipal de Silves a apresentar algumas receitas inovadoras para confeccionar a cavala algarvia.
Esta iniciativa conjunta do Município de Silves e do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve (CCMAR), com o apoio da Junta de Freguesia de Silves, tem por objectivo promover e valorizar esta espécie.
A cavala é um peixe abundante da costa portuguesa e as suas características gastronómicas e nutricionais justificam a sua utilização quer na cozinha tradicional, quer em novas preparações culinárias. Todavia, é uma das espécies mais rejeitadas pela frota algarvia, pelo que esta iniciativa visa incentivar o seu aproveitamento comercial, de modo a garantir uma exploração racional e sustentada dos oceanos. A cavala é uma excelente fonte de proteínas (pode ter 15 a 20% destes nutrientes, valor um pouco inferior ao da carne) e fornece um bom aporte de minerais como, por exemplo, o iodo e o fósforo, bem como de vitamina B1, vitamina A e de vitamina D.
A maior parte da sua gordura é insaturada, com uma composição importante de ácidos gordos ómega 3 - EPA e DHA e um teor de colesterol muito baixo, factores que contribuem para prevenir os ataques cardíacos. O Chefe José Domingos dará também algumas dicas sobre como escolher o peixe mais fresco e de melhor qualidade.
Fonte: Algarve 24
Largo de São Sebastião da Pedreira, 31, 4º
1050-205 Lisboa
Tel.: (+351) 21 352 88 03
Fax: (+351) 21 315 46 65
E-mail: geral@acope.pt