Um empresário açoriano ligado ao ramo das pescas vai investir três milhões de euros na construção de uma nova fábrica de transformação de atum.
Um projecto que deverá criar entre 30 a 40 novos postos de trabalho, na Ilha do Faial. O promotor do projecto, Rufino Francisco, explicou à agência Lusa que a ideia de construir a nova fábrica surgiu da necessidade de garantir "melhor qualidade" do atum pescado nos mares dos Açores, que é exportado em fresco, na sua maioria, para mercados como a Rússiae o Japão. Com a construção desta nova fábrica de transformação de atum, Rufino Francisco pretende laborar o pescado logo após a sua captura, separando os lombos do atum (muito apreciados e valorizados no estrangeiro), e embalando-os em vácuo, para depois serem exportados.
A nova fábrica, que só deve iniciar a laboração em 2015, vai ficar também preparada para separar os restos do atum, para serem vendidos no mercado nacional e regional, em postas, em filetes e até para fazer hambúrgueres. O empresário açoriano sublinha que " Já tenho uma cadeia de hipermercados interessada na compra destes produtos".
Fonte: Jornal Económico
Largo de São Sebastião da Pedreira, 31, 4º
1050-205 Lisboa
Tel.: (+351) 21 352 88 03
Fax: (+351) 21 315 46 65
E-mail: geral@acope.pt