Jorge Batista e Carlos Pombo, em entrevista à revista Portugal Inovador, falaram sobre a sua empresa, a Abrancogelados. Com uma experiência adquirida ao longo de 20 anos de trabalho no setor alimentar, assumem o seu labor com rigor e qualidade.
Trabalhando com o setor alimentar é fundamental que o rigor e o controlo de qualidade estejam presentes em cada etapa. Até chegar ao consumidor final o produto passa por diferentes fases. Neste momento, a Abrancongelados compra-o diretamente a barcos fábrica, com condições para congelar o pescado logo após a sua captura, sendo posteriormente armazenado em câmaras frigoríficas, seguindo depois o processo de transformação: "O pescado entra numa máquina, que vai desagregar o produto e que depois de colocado no tapete rolante é cortado, aparado, lavado, seguindo para o túnel da congelação a 35 graus negativos", explica Jorge Batista. Os diferentes destinos dos produtos exigem diferentes cuidados: "Se for para instituições vai em caixas avulso; se for para os supermercados vai embalado posta a posta, sempre devidamente higienizados como a lei portuguesa o exige", acrescenta.
Trabalhando com distintos públicos, Jorge Batista verifica a existência de várias diferenças entre o mercado nacional e o mercado internacional. A maior expressas-se na China: "As distintas formas de vida das pessoas que lá habitam, a grande dimensão do país, o entrave da língua - o mandarim é de difícil compreensão e o inglês é muito pouco falado-, e a procura d eum produto específico, uma vez que não existe nenhuma adulteração do pescado, ao contrário do que acontece em Portugal", são as principais dificuldades, explicam os entrevistados.
Fonte: Portugal Inovador
Largo de São Sebastião da Pedreira, 31, 4º
1050-205 Lisboa
Tel.: (+351) 21 352 88 03
Fax: (+351) 21 315 46 65
E-mail: geral@acope.pt