No dia 3 de maio, pelas 21h50, estreou na RTP2 o programa Bombordo, realizado por Carlos Vaz e produzido por Mar de Histórias em parceria com a Docapesca, Portos e Lotas SA e cofinanciado pelo Programa PROMAR – projeto nº 31-03-04-FEP-31.
Trata-se de um programa dedicado à economia de mar e aos recursos da pesca, tendo em vista a informação e sensibilização de toda a sociedade sobre aspetos ambientais, sustentabilidade, inovação, qualidade e de saúde pública ligados ao mar.
O Bombordo foi um programa de referência na RTP durante vários anos, tornando-se uma das marcas mais premiadas de sempre do canal.
Constituída por 13 episódios, com 25 minutos de duração cada, a nova série do Bombordo alinhará com esta prestigiada herança de série documental e, simultaneamente, assumirá uma face moderna, inovadora, adequada à atual linguagem audiovisual.
O primeiro episódio, intitulado "Um risco de vida", retrata a apanha do percebe, o mais popular marisco português, nas falésias ingremes e agrestes da Costa Vicentina.
As marés determinam o ritmo de vida destes homens, profissionais e amadores, as dificuldades que enfrentam, os perigos que correm e a violência da apanha. Há famílias com várias gerações de marisqueiros mas há também quem tenha largado um bom emprego e o conforto da cidade para se dedicar a esta vida. Compensa o risco? A gestão desta pescaria é o desafio que se impõe, numa altura em que a Associação de Marisqueiros de Vila do Bispo luta pela certificação deste produto.
Fonte: Docapesca
Largo de São Sebastião da Pedreira, 31, 4º
1050-205 Lisboa
Tel.: (+351) 21 352 88 03
Fax: (+351) 21 315 46 65
E-mail: geral@acope.pt