A União Europeia prepara-se para dar luz verde na próxima semana à inclusão de fosfatos no processo de secagem do bacalhau, uma medida solicitada por vários países produtores, mas fortemente contestada pelo sector em Portugal e pelo Governo.
Assunção Cristas fez deste assunto uma bandeira nos diferentes temas sob a sua alçada que trata com Bruxelas. O assunto está na agenda do Comité Permanente da Cadeia Alimentar e Saúde Animal que decorrerá durante vários dias e, em princípio, será decidido na quinta-feira, na parte dedicada à “toxicologia na cadeia alimentar”.
Depois de sucessivos adiamentos ao longo dos últimos meses, a intenção da Comissão Europeia é mesmo fechar o dossiê. Ao que o Expresso apurou, a proposta mais recente só não é totalmente negativa para as pretensões nacionais ao tornar obrigatório um processo de rotulagem que permita ao consumidor distinguir entre o bacalhau seco com o recurso a fosfatos e o produto tradicional e ao introduzir um período mais largo para a aplicação das novas regras.
Fonte: Expresso
Largo de São Sebastião da Pedreira, 31, 4º
1050-205 Lisboa
Tel.: (+351) 21 352 88 03
Fax: (+351) 21 315 46 65
E-mail: geral@acope.pt