O Grupo de Ação Costeira da Região de Aveiro e o Governo Regional da Ilha do Príncipe assinaram um protocolo de cooperação na área das pescas, de valorização das comunidades piscatórias.
O acordo, assinado na Ilha do Príncipe pelo presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, Ribau Esteves, e pelo presidente do Governo Regional do Príncipe, José Cassandra, prevê um conjunto de ações, como a estruturação de circuitos de armazenagem, incluindo a rede de frio, e de comercialização de pescado no Príncipe.
Durante o ano de 2013,nos termos do protocolo, deverá também ser feito o diagnóstico económico e social das necessidades das comunidades piscatórias da Ilha do Príncipe. Uma das áreas de cooperação previstas é a da formação profissional, quer básica, quer superior, envolvendo instituições com competências reconhecidas nas duas regiões signatárias.
O convénio contempla igualmente o apoio e acompanhamento a empresas portuguesas ou mistas no setor da pesca e do mar, questão de especial relevo para a região de Aveiro, onde está matriculada a totalidade dos navios que compõem atualmente a frota nacional de pesca longínqua e onde se concentra a indústria de transformação de pescado portuguesa. Ribau Esteves, que ontem subscreveu o acordo com José Cassandra, preside à delegação do Grupo de Ação Costeira da Região de Aveiro (GAC-RA), que integra ainda Miguel Cunha e José Anjos e deverá permanecer na Ilha do Príncipe até dia 21, visita que coincide com os 542 anos da descoberta da Ilha do Príncipe pelos portugueses, em cujas celebrações participa hoje o primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe.
Fonte: ACOPE com Diário As Beiras
Largo de São Sebastião da Pedreira, 31, 4º
1050-205 Lisboa
Tel.: (+351) 21 352 88 03
Fax: (+351) 21 315 46 65
E-mail: geral@acope.pt