A proibição da pesca da sardinha termina hoje, 21 de Maio. Até 31 de Julho os pescadores podem capturar 4.855 toneladas. Mas têm limites diários, medidas de protecção dos juvenis e monitorização da pescaria.
Segundo disse à Lusa fonte do Ministério do Mar, liderado por Ana Paula Vitorino, "até 31 de Julho, os pescadores portugueses poderão capturar 4.855 toneladas, com limites de capturas diárias, medidas de protecção dos juvenis e uma monitorização permanente desta pescaria".
O Ministério adiantou ainda que "as possibilidades de pesca após 1 de Agosto dependerão da análise dos dados científicos recolhidos pelas campanhas científicas de Portugal e Espanha realizadas nesta primavera".
O fim da proibição estava agendado para o dia 30 de Abril, mas Ana Paula Vitorino optou por prolongá-lo, tendo em vista assegurar a recuperação e gestão do stock.
Melhoria do conhecimento científico
"Afastando o cenário da pesca zero, defendido no parecer do ICES [Conselho Internacional para a Exploração do Mar] em Outubro de 2017, e também o limite de 1.587 toneladas de possibilidades de pesca, anunciado em 2015, o Governo reforçou os cruzeiros científicos e as acções dirigidas ao reconhecimento, articulou com Espanha e a Comissão Europeia as medidas a tomar e, no contexto da comissão de acompanhamento da pesca da sardinha, reforçou a participação dos diversos interessados na gestão desta pesca", realça o Ministério do Mar.
De acordo com o Ministério, é "indispensável a melhoria do conhecimento científico para compreender as razões da redução da abundância dos recursos e assegurar a sua melhor gestão", tendo, por isso, o Governo avançado com o projecto Sardinha 2020, da responsabilidade do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), dotado com 1,6 milhões de euros.
Um parecer científico ICES, divulgado em 20 de Outubro do ano passado, concluiu que a pesca da sardinha deveria ser proibida este ano, em Portugal e Espanha, face à redução acentuada do 'stock' na última década, que caiu de 106 mil toneladas em 2006 para 22 mil em 2016.
Fonte: Agricultura e Mar Actual
Largo de São Sebastião da Pedreira, 31, 4º
1050-205 Lisboa
Tel.: (+351) 21 352 88 03
Fax: (+351) 21 315 46 65
E-mail: geral@acope.pt