A fábrica de conservas A Poveira reabriu na passada quinta-feira numa nova unidade, depois de um investimento de 4,5 milhões de euros que vai permitir manter os 150 postos de trabalho, disse esta quinta-feira um dos investidores.
Em declarações à Lusa, o também presidente da Associação Comercial do Porto (ACP), Rui Moreira, afirmou que, em conjunto com alguns sócios, decidiu entrar no capital da empresa da Póvoa de Varzim, que se encontrava "em grandes dificuldades" e que passa para a zona industrial de Laúndos, depois de estar no centro da cidade desde 1936.
O objectivo é não só manter os postos de trabalho existentes, mas também aumentar o número de funcionários até ao fim do ano, passando agora a produzir atum, para além da cavala e sardinha que se trabalhavam até aqui, disse Rui Moreira.
A qualidade da mão-de-obra da empresa foi um dos factores que mais pesaram no momento de avançar para o investimento, assegurou Rui Moreira, naquilo que classificou como um "trabalho de alfaiate".
Os novos investidores entraram em Agosto e assumem o controlo de dois terços da empresa.
Com os olhos postos na exportação, em particular nos mercados dos Estados Unidos, Itália, França e Áustria, o também dirigente da ACP salientou que há "muita expectativa" em relação ao futuro.
"Para já é um investimento grande que tem de entrar em velocidade cruzeiro" antes de uma maior expansão de perspectivas, ressalvou Rui Moreira, questionado sobre a possibilidade de serem feitos investimentos futuros.
Em 2010, o gerente da fábrica, Sérgio Real, disse à Lusa que o investimento necessário na nova fábrica era de 4,5 milhões de euros, com o objectivo de triplicar a produção até 2016.
"Estamos com um volume de negócios um pouco superior a três milhões de euros e o nosso objectivo é, dentro de dois a três anos, passar para seis a sete milhões e, dentro de cinco a seis anos, ultrapassar os 10 milhões de euros", disse, na altura, à agência Lusa o gerente.
Fonte: ACOPE com Visão
Largo de São Sebastião da Pedreira, 31, 4º
1050-205 Lisboa
Tel.: (+351) 21 352 88 03
Fax: (+351) 21 315 46 65
E-mail: geral@acope.pt