O Governo apresentou o prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas, dirigido a alunos dos ensinos básico e secundário que se destaquem com projetos audiovisuais relativos à importância deste recurso para a Humanidade.
«Pretende-se que façam um filme sobre um assunto à sua escolha sobre o mar, pode ser sobre peixes, desportos náuticos, limpeza dos oceanos, preservação ou transportes marítimos», afirmou a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.
Estas declarações foram feitas na Escola Secundária Anselmo de Andrade, em Almada, estabelecimento que desenvolve projetos escolares relacionados com o mar há mais de 10 anos. Estiveram também presentes os Ministros da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, e da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.
«Tem de ser um assunto à escolha dos alunos que permita aumentar o conhecimento sobre o mar e ainda da sua ligação com as pessoas comuns», acrescentou Ana Paula Vitorino.
A Ministra sublinhou ainda que o Governo quer «constituir os jovens como embaixadores do mar para o futuro».
«É importante ter a figura de Mário Ruivo a representar este prémio, sendo também fundamental que sejam as escolas a dar corpo a estes projetos», afirmou o Ministro da Educação.
Tiago Brandão Rodrigues realçou que é preciso «que as novas gerações entendam que o oceano é uma mais-valia, porque é dele que dependemos, e que as escolas alavanquem projetos como estes, fundamentais na pedagogia, flexibilidade e autonomia das escolas».
Este galardão resulta de uma iniciativa conjunta das áreas de governação da Cultura, da Educação e do Mar, com o objetivo de homenagear o biólogo e especialista em oceanografia, Mário Ruivo, que morreu há um ano.
Fonte: ACOPE com Ministério do Mar
Largo de São Sebastião da Pedreira, 31, 4º
1050-205 Lisboa
Tel.: (+351) 21 352 88 03
Fax: (+351) 21 315 46 65
E-mail: geral@acope.pt