Sesimbra é a Capital Portuguesa do Peixe, título que, para além de proporcionar um orgulho por o concelho ser considerado o local indicado para consumir o melhor peixe do mundo, significa também uma estratégia para angariar novas receitas que vão impulsionar o turismo local. “Muitos dos melhores chefs do mundo consideram o peixe português o melhor do mundo e Sesimbra é agora a capital deste produto”, avalia Felícia Costa, vereadora do turismo na Câmara Municipal de Sesimbra.
O registo de Sesimbra enquanto Capital Portuguesa do Peixe surgiu após a reunião e o consenso tomado entre a câmara municipal, agentes económicos da região e uma agência de comunicação, que culminou no registo desta marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial. “O peixe português tem recebido elogios rasgados nos mercados internacionais, mas agora Sesimbra tem de explorar este novo conceito da melhor forma possível”, prossegue a autarca.
A Câmara Municipal de Sesimbra vai pôr em marcha uma campanha de publicidade associada à marca de Capital Portuguesa do Peixe de forma a “atrair cada vez mais turistas ao concelho”. “Com a crise instalada em todos os setores da economia, o turismo tem de procurar mais receitas próprias”, explica Felícia Costa, que vê a iniciativa como um exemplo a ser replicado.
“Com os problemas financeiros por que todo setor da restauração, bares e hotelaria passa, a autarquia já não pode ter o apoio necessário para impulsionar o turismo da maneira desejável”, alega Felícia Costa. A câmara municipal pretende assim substituir as antigas fontes de receita que passavam por uma parceria económica com todos os agentes económicos regionais, que hoje não possuem condições para o fazer.
Por outro lado, a problemática do setor piscatório em todo o país, que denota um afastamento por parte das gerações mais jovens para substituir os mais velhos não está patente em Sesimbra, onde “cada vez mais jovens estão a envergar pela profissão de pescador”, afirma Felícia Costa. “A crise e a falta de oportunidades de trabalho no mercado laboral interno faz com que a pesca seja cada vez mais uma alternativa viável para os mais jovens”, prossegue a autarca sesimbrense, demonstrando assim confiança na revitalização do setor.
Fonte: ACOPE com Setúbal na Rede
Largo de São Sebastião da Pedreira, 31, 4º
1050-205 Lisboa
Tel.: (+351) 21 352 88 03
Fax: (+351) 21 315 46 65
E-mail: geral@acope.pt