A ACOPE - Associação dos Comerciantes de Pescado foi constituída em Janeiro de 1976, na sequência das alterações legislativas que transformaram os organismos corporativos, representativos das actividades económicas, em Associações Patronais. A sua constituição vem, assim, na esteira do Grémio do Armazenistas Distribuidores e Exportadores de Peixe, cujo alvará havia sido concedido em 1973, depois de vários anos de confronto com as entidades que, então, dominavam todo o sector das pescas, da produção à comercialização, e que se opunham, de forma determinada, à constituição do organismo.

A ACOPE, como o seu nome indica, congrega a nível nacional os comerciantes de pescado, fresco e/ou congelado, primordialmente os comerciantes por grosso, mas também os retalhistas, cabendo-lhe a defesa e a promoção dos interesses colectivos do sector que representa.

Ao longo da sua existência, a ACOPE tem pugnado pela melhoria do tecido legislativo que abrange o sector, colaborando com os departamentos respectivos nessa matéria.

A Associação tem a preocupação de manter os seus associados a par de todas as matérias que lhes digam respeito, de natureza legislativa ou outra, provenientes do país ou emanadas pela comunidade europeia.

Tem assento na Comissão que atribui as denominações comerciais de pescado, no âmbito da Direcção Geral das Pescas e Aquicultura, a par do IPIMAR, da Docapesca e da Associação da Indústria.

Participa na Comissão Técnica de Normalização do sector do Pescado (CT 25), a qual elabora normas técnicas e manuais de boas práticas relativas e tem tomado parte em projectos internacionais na área do pescado, de que é exemplo o Crustasea.