Onde comprar o melhor peixe do mundo? Where to buy the best fish in the world?
Empresário Esclarecido – Sector Protegido Um projecto de apoio ao seu negócio!
Sabia que a formação profissional é obrigatória? Consulte na Agenda as próximas acções...
Onde comprar o melhor peixe do mundo? Where to buy the best fish in the world?
0
HomeNotíciasBlue Business Week, de 2 a 4 de Junho, em Lisboa
Blue Business Week, de 2 a 4 de Junho, em Lisboa
14-04-2016
De 2 a 4 de Junho, terá lugar a Blue Business Week, no Centro de Congressos de Lisboa. A ocasião constituirá um encontro internacional de negócios no âmbito da economia do mar, dotada de espaços de reflexão (conferências, seminários e workshops) e networking, com o alto patrocínio do Presidente da República e o envolvimento do Governo português, e onde não faltará a presença de instituições de investigação.
Neste contexto, o Ministério do Mar promoverá uma cimeira política de Ministros do Mar e a formalização de protocolos de cooperação com a China, Angola, Moçambique e a Noruega. Segundo apurámos, estão previstas as presenças, na qualidade de parceiros internacionais, de representantes de Singapura, Noruega, Canadá, Japão e Brasil.
Os grandes temas a debater neste fórum, sob a forma de conferência internacional, serão os Desafios da Economia dos Oceanos, a Ciência e Inovação dos Oceanos, a Cultura dos Oceanos e os Portos e Logística. Serão igualmente abordadas no evento as questões da Defesa e Segurança do Mar e o Turismo de Portugal.
Com este evento, pretende-se destacar o papel do mar e dos oceanos no equilíbrio dos ecossistemas, na preservação e valorização dos recursos marinhos e gestão das plataformas continentais, bem como posicionar Portugal como “actor de referência a nível internacional, nas actividades relacionadas com o mar”, refere uma nota da organização.
Pretende-se também “promover uma visão global mobilizadora e partilhada pela da comunidade empresarial, cientifica, politico-institucional e pela sociedade civil, potenciando sinergias entre todos os actores e sectores envolvidos” e “recriar uma identidade marítima” assente nos valores tradicionais e orientada para o futuro, que “potencie um novo espírito das descobertas, alicerçado na criatividade e na concepção, no empreendedorismo e na inovação”.
No plano nacional, o evento visa contribuir para aumentar o PIB, dinamizar o empreendedorismo, potenciar o emprego, fomentar a investigação e o desenvolvimento (I&D), atrair investidores e obter parcerias.
Recorde-se que o evento decorrerá um ano depois de um evento semelhante, igualmente realizado no Centro de Congressos de Lisboa, sob a égide da então ministra com a tutela dos assuntos do mar, Assunção Cristas, a par de uma conferência da revista The Economist dedicada à transição de uma economia convencional dos oceanos para uma economia azul, mais sustentável.