"Sem recursos pesqueiros, não há actividade piscatória", comentou o eurodeputado Capoulas Santos à saída da votação sobre o Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e da Pesca (FEAMP) que teve lugar, quarta-feira, 13 de Outubro, no Parlamento Europeu (PE) reunido em sessão plenária em Estrasburgo.
O eurodeputado socialista referia-se ao resultado da votação que permitirá que durante o próximo período de programação sejam usados cerca de 6500 milhões de euros em medidas que exprimem uma grande preocupação pela sustentabilidade dos recursos pesqueiros. De entre estas, e com grande importância para Portugal, o novo Fundo irá contemplar apoios para melhorar as condições de trabalho, segurança e higiene no sector, mais eficiência energética nas embarcações, investimentos em artes mais selectivas e em melhores condições de armazenagem na pesca e na aquicultura.
O Fundo deverá apoiar ainda as paragens temporárias e forçadas por questões ambientais, a recolha de informações acerca do estado do meio marinho e das condições sociais das comunidades piscatórias e a adaptação das embarcações da pequena pesca costeira para outras actividades económicas, como o turismo. Os socialistas europeus conseguiram ainda nesta fase fazer aprovar subvenções à promoção de estágios profissionais nas actividades piscatórias para jovens desempregados.
Fonte: Delegação Socialista Portuguesa no Parlamento Europeu
Largo de São Sebastião da Pedreira, 31, 4º
1050-205 Lisboa
Tel.: (+351) 21 352 88 03
Fax: (+351) 21 315 46 65
E-mail: geral@acope.pt