A Associação das Empresas de Grande Distribuição mostrou a sua preocupação com o futuro a breve prazo do transporte de mercadorias, tendo em consideração que em maio terá início o novo regime dos bens em circulação que obriga à emissão de guias por via electrónica no Portal das Finanças antes do transporte, sendo depois emitido um código que terá de ser levado com o transportador.
"Emitimos dez mil guias de remessa e temos mais de três mil camiões que saem de mais de 200 mil lojas todos os dias. Vamos inundar o fisco com uma quantidade gigantesca de informação", referiu Ana Trigo Morais, diretora-geral da APED, preocupada com os problemas da operacionalização das regras e com o curto timing dado para a implementação do novo regime. "Vão levantar-se muitas dificuldades", acrescentou a responsável da APED, deixando uma questão no ar: "Se o sistema estiver inoperacional para comunicação eletrónica prévia como é que a AT vai gerir este processo?".
Recorde-se que o novo regime que entrará em vigor a 1 de maio fará com que as autoridades possam fiscalizar os bens transportados através da apresentação de um código por parte do transportador, o qual deve solicitar antes do transporte. Assim, a AT controla guias e faturas emitidas e o IVA pago pelas empresas.
Fonte: ACOPE com Cargo Edições
Largo de São Sebastião da Pedreira, 31, 4º
1050-205 Lisboa
Tel.: (+351) 21 352 88 03
Fax: (+351) 21 315 46 65
E-mail: geral@acope.pt